O Rio de Janeiro é mesmo um paraíso para quem busca ondas de qualidade e variedade, além do estilo de vida saudável das pessoas que é contagiante. Sou carioca da gema com muito orgulho, e mesmo morando fora do Rio nunca abri mão de defender a bandeira do meu Estado, nas competições amadoras.
Sai da cidade maravilhosa aos 11 anos, pois os meus pais se mudaram para Florianópolis e me levaram, mas posso afirmar com todas as letras que é a melhor cidade do Brasil, com seus milhares de encantos e altas ondas.
Estive de volta à terrinha para disputar o evento Prime de Saquarema e terei o prazer de assistir ao Oi Rio Pro – etapa brasileira do World Surf League, na Barra da Tijuca – de uma forma bem diferente e muito prazerosa para todos os brasileiros. Pela primeira vez, iremos assistir o campeão mundial Gabriel Medina, o primeiro do ranking Adriano de Souza e o terceiro do ranking, que está em uma fase magnífica, Filipe Toledo quebrando nas nossas ondas e dando trabalho aos concorrentes.
Além do surf, o Rio proporciona ótimas opções de lazer que vão desde a uma trilha à Pedra da Gávea aos excelentes restaurantes, para todos os gostos e bolsos. Nos dias flat, por exemplo, as praças com pistas de skate e as ciclovias chamam para o rolé. Aos domingos, algumas ruas da orla, como em Ipanema, ficam fechadas para os carros e dá pra curtir bem à vontade.
Se a sua vibe for conhecer os pontos turísticos da cidade, sem dúvidas, que vale andar no bondinho do Pão de Açúcar ou curtir o visual incrível de cima do Corcovado, além de pegar aquela bênção do Cristo Redentor. Para quem prefere algo mais radical, indico um voo de asa delta por São Conrado ou desbravar as inúmeras trilhas pelas florestas e montanhas como na Pedra da Gávea ou no Morro do Telégrafo, que fica em Guaratiba. Nestas, é sempre bom ir acompanhado de uma pessoa que conhece bem os atalhos, para não se perder. Tem também passeios mais tranquilos e que valem muito à pena como o Jardim Botânico e a Lagoa Rodrigo de Freitas, que dá pra alugar uma bicicleta (aqui no Rio tem as magrelas do banco Itaú, mas você precisar ter uma conta em alguma agência para se inscrever). Á noite o visual da Lagoa é incrível.
Para conferir as inúmeras dicas culturais do Rio, vale comprar o jornal O Globo, às sextas, que tem o caderno Rio Show, com as dicas para o final de semana. Bem como a revista Veja Rio, encartada na Veja, aos sábados. E para você, que quer fazer bonito na costa privilegiada do Rio de Janeiro, aqui vão algumas dicas:
Melhores picos
As ondas que eu mais gosto de surfar na capital e com o swell ideal são: Arpoador (SE), Pontão do Leblon (E/S), Pepino (E/SE), São Conrado (E/S), Postinho (S/SW), Barra (SW/SE), Canto do Recreio (E), Macumba (S/SE) e Prainha (E/SE). Todos estes picos seguram ondas com bom tamanho, com destaque para Macumba que segura até uns 12 pés. Fora da capital gosto muito de Saquarema, Arraial do Cabo e Itacoatiara. Para quem curte fazer um surf e aproveitar para fazer uma social, as praias do Pepê e Prainha são as mais badaladas, com muita gente jovem e até artistas.
Como se locomover
Se você está sozinho e quer surfar nos principais picos do Rio, indico alugar um carro. A diária custa a partir de R$ 60, um carro mais popular. Lembrando que nos horários de pico o trânsito é intenso porque a cidade está cheia de obras. Se você mora fora do Rio, a dica é pegar o táxi do segundo piso do aeroporto (Internacional), mas na verdade o trasnfer é bem precário. Vale muito a pena baixar o aplicativo do Uber, que é um serviço de carro com motorista de alto nível, preço é tabelado e você pode pagar do cartão de crédito.
Onde comer
Como eu fico sempre pela Barra da Tijuca indico apreciar a gastronomia das ruas Érico Veríssimo e Olegário Maciel, que ficam no Jardim Oceânico. Eu amo sashimi e o melhor para mim é o do Ipiati. Para aquele almoço saudável indico o Balada Mix que está sempre muito bem frequentado. Já para quem aprecia aquele açaí depois do surf, o do Bibi Sucos é o mais saboroso, sem contar na variedade de sucos naturais. Mas se você for fazer um surf pela Prainha, indico o Natural que fica no Recreio. Se você está pela Zona Sul, vale conferir a gastronomia do Espaço Lagoon, que tem estacionamento e várias opções de restaurantes. No Leblon, eu curto ir ao Celeiro e Couve-Flor, que são muito bons também. Na Livraria Travessa tem o Bazzar e você ainda pode ler um livro, o tempo que quiser. O shopping Leblon é uma boa pedida e indico o Artesanal Cooking Buffet, que tem uma comida orgânica, artesanal e algumas opções sem glúten.
Onde ficar
Há inúmeras opções de hostels e hotéis pelo Rio. No Recreio há diversas opções como o Pontal Hostel, que fica em frente à praia da Macumba e tem guarderia de pranchas. No mesmo bairro, existem hostels que te levam para surfar como o Surf’n’Stay, Hereda’s Hostel e Pontal Hostel, além de funcionarem como escolinhas de surf. Nas Barra da Tijuca e na Zona Sul do Rio (Ipanema, Leblon, Copacabana), há uma variedade infinita para todos os bolsos.
Quiver
A melhor temporada de ondas vai do outono à primavera. Eu geralmente uso desde a maroleira 5’10 até 6’7, para certos dias em Saquarema. Mas com uma 6’0 vai ser difícil ficar sem surfar.
Para mais informações, siga o atleta no instagram @lsilveira96, acompanhe o
blog ou a página de Lucas no
Facebook.
Links de serviço
Pontal Hostel – www.pontalhostel.com.br
Aeroporto Internacional – www.aeroportogaleao.net
Livraria Travessa – www.travessa.com.br
Restaurantes
Celeiro – www.celeiroculinaria.com.br
Bazzar – www.bazzar.com.br
Artesanal – www.cookingbuffet.com.br
Couve-Flor – www.couveflor.com.br
Ipiati – www.ipiati.com.br
Balada Mix – www.baladamixrestaurante.com.br
Bibi Sucos – www.bibisucos.com.br
Lagoon – www.lagoon.com.br
Rio Show O Globo – www.oglobo.com.br/rioshow
Veja Rio – www.vejario.com.br